O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil, ou ainda Long Play (LP) é uma mídia desenvolvida no início da década de 1950 para a reprodução musical, que usava um material plástico chamado vinil.
Trata-se de um disco de material plástico (normalmente cloreto de polivinila, ou PVC), usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, as quais podem ser reproduzidas através de um toca-discos.
O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiralada que
conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no
sentido horário.
O vinil é um tipo de plástico muito delicado e qualquer arranhão pode
tornar-se uma falha, a comprometer a qualidade sonora. Os discos
precisam constantemente ser limpos e estar sempre livres de poeira, ser
guardados sempre na posição vertical e dentro de sua capa e envelope de
proteção (conhecidas, vulgarmente, como capa de dentro e de fora). A
poeira é um dos piores inimigos do vinil, pois funciona como um
abrasivo, a danificar tanto o disco como a agulha.
Toca disco |
Mas se alguns Forem atraz pra conhecer mais sobre o assunto vai ver que varias pessas tiveram ou ainda tem seu disco de vinil gurdado com uma reliquia ou tambem o toca disco.
Aqui no brasil existe a unica fabrica de Disco de vinil da america latina a "Polysom" e quando ela foi reativada depois de uma crise por causa do PM3 a fabrica teve 40 mil copias por mes com as compra de fã de musica só pra terem seu disco guardado como parte da historia da musica.
Em casa tenho alguns otimos discos que no começo da minha infancia ouvia muito e se divertia como muito antigamente.
Existem 4 tipos de disco:
EP: abreviatura do inglês Extended Play. Disco com 17,5cm de diâmetro (7 polegadas), que era tocado, normalmente, a 45 RPM. A sua capacidade normal era de cerca de 8 minutos por lado. O EP normalmente continha em torno de quatro faixas.
Single ou compacto simples: abreviatura do inglês Single Play (também conhecido como, seven inches---ou, "7 polegadas" (em português) ); ou como compacto simples. Disco com 17 cm de diâmetro, tocado usualmente a 45 RPM (no Brasil, a 33 1/3 RPM). A sua capacidade normal rondava os 4 minutos por lado. O single era geralmente empregado para a difusão das músicas de trabalho de um álbum completo a ser posteriormente lançado .
Máxi: abreviatura do inglês Maxi Single. Disco com 31 cm de diâmetro e que era tocado a 45 RPM. A sua capacidade era de cerca de 12 minutos por lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário