quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Conheça sua dança "Eletro Dance"

"Pelo mundo todo um estilo de musica cresce "eletronica"  cada ano se desenvolvendo com suas tecnologias e criatividades surpreendentes que só os Djs tem, alguns nomes conhecidos no mundo todo por ganhar prêmios outros por fazer grandes eventos com musica que faz cada um de nos lembrar desse momento pra sempre.De todos os estilos de musica essa é a que eu realmente mais gosto, não por estar crescendo e quero entrar na moda  como muito e sim por ouvir a musica e sentir o que ela tenta passar pra cada um, uma musica que só de ouvir a batida sentimos algo dentro de nos pucha pra dançar, parece que a musica pede pra gastarmos nossa energia nela."  

Nos anos 90 a musica eletronica estouro nas paradas do mundo todo, mas como todo estilo de musica tem seu jeito de dançar, nessa época muitos dançavam coreografias muito parecidas com o pop dance e ficou assim ao longo dos anos,  mais em 2000 Cyril Branco e Alexandre Barouzdin organizar Tecktonik Killer noite como parte de seu projeto Tecktonik Eventos cujo objectivo era o de promover na França dois estilos musicais da Bélgica e dos Países Baixos: hardstyle e jumpstyle.
Paralelamente à noite Tecktonik Killers, Cyril Branco e Alexandre Barouzdin criaram, com a ajuda do designer comercial, todos os símbolos em torno do fenómeno tecktonik: cores fluorescentes, etc. Muitos produtos derivados dessas noites são: competições, uma marca de roupas, bebidas energeticas,CDs, etc. Dois outros clubes parisienses então surgiu a partir de Metropolis: Mix Club e Red light.
O Tecktonik teve crescimento e sucesso na França através de comícios espalhados nas ruas e vídeos disponíveis na Internet. Durante 2007,através de meios de comunicação social com interesse no fenómeno contribuindo assim para a sua disseminação. A dança ficou conhecida do grande público apos aparecer em clipes como Alive - Mondotek, A Cause Des Garçons - Yelle, Je Vais Vite - Lorie, etc. Em 15 de Setembro de 2007, o Techno Parade, ajudou a estabelecer a visibilidade da Tecktonik que foi a primeira dança.nos anos seguintes surgiram jumpstyle, shuffle (Hardstyle), sensualize e freestep.


 Tecktonik

Como já tinha dito tudo começou numa discoteca em França, a Metropolis de Rungis, em 2000, onde foi criado o evento Tecktonik Killer. Cyril Blanc, o criador deste evento, organizou então, com um amigo, encontros em Rivoli com dezenas de jovens a dançar ao ritmo da música electrónica e hardstyle.A originalidade da electro dance é que os jovens não têm uma reivindicação ou uma contestação social, como no caso do hip hop. O pessoal simplesmente não se identificava nem com rock nem com o rap.

Gostava-se de música electrónica, mas faltava um modo próprio para dançar. Se for para comparar com outro movimento, acho que o que mais se aproxima da “electro dance” é a disco, por causa da alegria.
Cyril e Alexandre foram os dois fundadores do movimento, mais tarde o termo “Tecktonik” tornou-se uma marca registada, na qual foram criados alguns produtos para representar o movimento de dança, tais como roupas e CD's, o que faz com que muitos prefiram usar o nome “electro dance” para designar o estilo. No fim de vários eventos deste género todos os jovens associaram-se então à Tecktonik. Em dias específicos na Metropolis organizam-se battles entre electro dancers, entram num ringue e dançam um de cada vez, existem milhares de pessoas à volta a ver e a filmar com os telemóveis, depois o publico vota gritando mais naquele que dançou melhor.
Estes eventos foram criados também para promover os estilos musicais belgas e holandeses, o jumpstyle e hardstyle.
O nome Tecktonik surgiu a partir disso, tem a ver com as placas geológicas do planeta, que traduzindo para este movimento é o encontro e o choque criativo entre culturas musicais diferentes, e que é aberto a todas as pessoas do mundo.



Jumpstyle

A dança originou-se na Bélgica em 1997 e ficou demasiado tempo no nível inicial. Mais tarde, por volta de 2005, começou a se espalhar em todos os países da Europa. Os primeiros Jumpers(designação de quem pratica a dança), dançavam no estilo "Oldschool", que é o estilo caracterizado por um grande número de "movimentos base" e alguns truques. Mas como parecia um pouco simples demais, a dança continuou a evoluir. Como resultado, nasceram os outros estilos, como o Freestyle, StarStyle e Tekstyle.
No Jumpstyle, a performance de uma única pessoa, conhecida como "Solo Jump" é a mais popular, porém é sempre melhor apreciar a dança com um parceiro, realizando assim um "Duo Jump", que é mais admirado pela sincronia entre os dançarinos. As pernas são as partes do corpo mais importante no Jumpstyle. A dança consiste numa série de movimento de chutes e pulos, com as pernas indo para frente e para trás no ritmo da música. A maneira mais prática para se aprender a dançar o Jumpstyle é começar pelo estilo "OldSchool", que é o mais simples e o mais tradicional. No YouTube, há diversos tutoriais  de todos os estilos de Jumpstyle, tanto em português como em inglês.
O Jumpstyle pode ser realizadas em várias estilos:
OldSchool Jump - "O Primeiro Passo Básico"; É o pontapé inicial para a dança. É composta por cinco movimentos e geralmente usada com pouca velocidade.
FreeStyle - É um estilo mais livre, com varias tricks, utilizando a RealHard base.
SideJump - Parecida com o FreeStyle , mas nesse estilo o dançarino pode usar os elementos originais que não são utilizados no Freestyle, por exemplo a trick "Wheel" (um chute girando o joelho em voltas diferentes).
OwnStyle - O Jumper pode dançar qualquer estilo, mas que seja preferencialmente ao seu próprio modo, sem copiar ninguém. Como diz o nome, Own Style = Estilo Próprio.
HardJump - A ênfase neste tipo de dança é em colocar a Base HardJump de forma agressiva, dançando com as pontas dos pés. As tricks são opcionais.
Tekstyle - É um estilo bem interessante, muito diferente dos outros do JumpStyle. A maior parte da dança é diferente, onde o Jumper usa movimentos mais elásticos (soltos, espaçados) e usa muito mais o trick "wheel", usado com frequencia no Sidejump e no Ownstyle.



Shuffle
Originado em meados de 1980 na cena rave e underground de Melbourne, Australia. É uma das danças eletrônicas mais famosas e ricas em cultura e diversidade de passos.
A dança começou a dar seus primeiros passos entre os meados e final dos anos 80. Não se sabe a data específica, mas muitos afirmam que foi entre 1985~1989.
Começou a ser dançada nas festas rave e em clubes do subúrbio da cidade de Melbourne, na Austrália, e com a divulgação que teve, mesmo sendo uma dança extremamente Underground na época, não demorou muito para a dança começar a ser praticada em Kuala Lumpur, capital da Malásia, por meio de estudantes malaios que foram estudar em Melbourne, viram a dança nas raves, aprenderam e levaram-na à Malásia. Por conta disso, tanto a dança como o estilo de músicas e cultura raver começaram lá. Não se sabe quando foi isso.
Nessa época, a dança ainda não tinha um nome definitivo, mas era chamada de Rocking e aos dançarinos, foi dado a denominação Rocker. Já os turistas, começaram a chamar de Shuffle (Pode signficar misturar, ser evasivo ou pôr em confusão em inglês. Não há um significado dado como correto).
Melbourne Shuffle é uma dança que possui muita riqueza de comportamento, uma delas é a chamada P.L.U.R. (Peace, Love, Unity and Respect), vinda de influencias Hippies e que foi criada nas Raves.
Uma frase clássica dita por muitos é Dance to express, not to impress (Dance para expressar-se, nunca para impressionar, adaptando ao Português). Na verdade, não se sabe se esta frase partiu de um Shuffler, mas sempre foi usada pelos mesmos.
Já entre 2005~2006, começaram a serem postados os primeiros vídeos de Melbourne Shuffle no YouTube, fazendo assim, a dança tomar proporções globais.
No Brasil, a dança começou a ser difundida em território nacional por volta de 2007~2008, e ganhou impulso com a moda da dança Rebolation. O primeiro Meet Up da dança foi realizado no Parque Ibirapuera, em 17 de maio de 2008.


Freestep


O Free Step (tranduzindo do inglês: “Passos Livres”) é uma dança que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e geralmente com as mãos sob as batidas da música eletrônica. A dança baseia-se em movimentos elaborados, e até inclusão de outros passos de danças dentro dele, como por exemplo, Melbourne Shuffle,Jumpstyle e C-Walk. A dança foi aderida por muitos jovens no Brasil inteiro.
O Free Step é a evolução do antigo Rebolation, que é a evolução de uma outra dança estrangeira, chamada Charleston Dance (dança em que se movimentam as pernas, ouvindo uma espécie de blues como musica), que o brasileiro viu, gostou, e adaptou à musica eletrônica criando o rebolation. A dança virou diversão entre jovens e fez muito sucesso em festas Rave no Brasil por volta de 2008 e 2009, seguindo o gênero Dance baseava-se nos ritmos Psy e Trance. No fim de 2009, viu-se na necessidade de criar novos passos para a dança, pois o Rebolation estava muito limitado a passos pra frente e pra trás, não havia muita variação. O Rebolation então passou por uma reformulação, tornando os passos mais elaborados principalmente pela utilização de saltos na sua própria base. Ainda no final de 2009, a banda de Axé Music chamada Parangolé criou uma música chamada Rebolation, inspirada na dança, mas insinuando que ela se baseava em rebolados de axé e não no movimento das pernas. A música fez muito sucesso no Brasil e com isso foi feita a associação geral da população entre o Parangolé e o Rebolation, constrangendo quem dizia que dançava Rebolation. O nome "Free Step" foi dado por "dancers" dessa modalidade, e fez muito sucesso, principalmente pela internet. Hoje há competições chamadas "Meet Up" em que os dançarinos competem entre si, sendo julgados pela inovação, sincronismo, perfeição, e criatividade nas sequências.

Principais movimentos

BASE: A base é o principal movimento do Free Step. Nele cruza-se as pernas para frente, para trás ou para os lados. Normalmente quando utiliza a Base, o dancer tende a movimentar-se na direção para a qual é executada o passo. Com treino desenvolve-se a habilidade de fazer uma Base sem sair do lugar onde está. Com mais treino ainda consegue-se fazer uma Base em qualquer direção que se deseja, mas poucos conseguem esta façanha.
HAND MOVES: Os movimentos de mãos complementam os passos com as pernas, geralmente são inspirados no estilo Tecktonik. Utilizam-se estes movimentos especialmente nos estilos Joker e Dirty do Free Step (leia adiante).
KICKS: Os chutes são usados com muita frequência para incrementar a Base.
SPINS: Os spins (giros) também são muito usados e de diferentes formas, tendem a ter um efeito visual mais atraente mas requer mais experiência do dancer para utilizá-los.
COMBOS: Sequência de movimentos livres predefinidos, como hand moves, kicks, e spins, podendo até entrar passos de outras danças



Sensualize
A dança nasceu em casas noturnas da capital paulista,que tocam música eletrônica, especialmente psy, house e electro. Assim como o rebolation, os passinhos do sensualiza são feitos por homens e mulheres jovens e a dança não exige técnicas. Os movimentos são mais livres, e não se usa os pés. O segreso é requebrar os quadris e mexer as mãos de maneira sensual, tocando às vezes o próprio corpo. enquanto o rebolation é mais individual, o sensualiza é uma dança feita para conquistar. Por isso, a galera faz os movimentos para se exibirem para o sexo oposto
para "sensualizar", é preciso inventar os passos na hora, conforme a batida da música. Faz parte da dança, também, incorporar os passos dos colegas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário