quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bob Marley


 Faz 30 Anos que Bob Marley Nos deixou .



Bob Marley era negro e cantou, em muitas de suas músicas um orgulho negro que ainda tem resquícios de épocas passadas onde imperava um extremo racismo e até a escravidão. Serão épocas passadas mesmo? Particularmente em sua canção "Redemption song" ou "Canção da redenção", Marley pede que os fãs contem consigo uma música de liberdade já que tudo que ele tem escutado até então consiste em músicas de redenção, onde os negros lamentam suas condições ao invés de extravasarem suas ânsias através de canções falando do sentimento de liberdade. O trecho da música mais característico dessa questão é o seguinte: "Won't you help to sing / The songs of freedom / 'cause all I ever heard / Redemption song" (Você não vai ajudar a cantar? / As canções da liberdade / Porque tudo que sempre escutei / [Foram] canções de redenção). Outra de suas grandes letras consiste na reprodução do início de uma carta do imperador Haile Selassie, com relação à igualdade de raças e que foi utilizada na abertura da música entitulada "War". Lançada em 1976 no album "Rastaman vibrations", Marley brilhantemente recupera seu mentor ao dizer que "That until the philosophy which holds one race superior and another inferior is finally and permanently discredited and abandoned / Everywhere is war" (em tradução livre: "Até que a filosofia que assegura que uma raça é superior e outra inferior esteja final e permanentemente desacreditada e abandonada, em todo lugar haverá guerra").

Como fã e interessado na carreira do compositor jamaicano, busquei algumas biografias suas para conhecer melhor de sua tragetória e encontrei na verdade a biografia de sua principal companheira ao longo da vida, Rita Marley. A obra entitulada "'No woman no cry', my life with Bob Marley" consiste em uma prosa simples, quase uma conversa com a autora relatando sua vida. Embora ele certamente apresenta uma visão ligeiramente enviesada da vida do maior compositor de reggae da história, acredito que o livro é interessante e revelador, principalmente nas fases iniciais de vida do cantor, quando ele ainda morava na Jamaica e deslocava entre cidades com os Wailers tentando o sucesso.   

As canções de liberdade, elogio a Bob Marley

Robert Nesta Marley nasceu na Jamaica, em 
fevereiro de 1945. Ele foi um dos maiores músicos do século XX, tendo sido o principal divulgador e o mais influente músico do agora já afamado estilo conhecido como o reggae. Este ritmo parece ser uma certa releitura americanizada de ritmos africanos e apresenta grande inovação musical no que se refere à cadência, ritmo e melodia. As investidas de Bob Marley no terreno da música renderam a ele uma grande legião de fãs, muitos adeptos do uso da Cannabis sativa enquanto meio de iluminação, deleite e criatividade. Bob inventou uma batida característica associada a uma progressão ritmica altamente criativa e inovativa na percussão e também nas sequências do baixo de Aston Barrett, dando ao reggae sua marcante característica dançante.


reggae perde força na Jamaica

O músico jamaicano Bob Marley, considerado o "rei do reggae", com mais de 200 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, morreu em Miami no dia 11 de maio de 1981, 30 anos atrás. Mas, apesar das homenagens em todo o mundo, seu legado perde força em seu próprio país.
Os rastafaris de Zâmbia se reuniram em Lusaka para "celebrar a vida" do ídolo que se tornou "a voz dos desfavorecidos" do mundo inteiro. Sua música "continua mantendo uma unidade que vai além de credos, raças, cores, fronteiras e culturas", diz Brian Chengela, diretor da Jah Entrenainment.
Também serão realizadas na terça (11) apresentações transmitidas em programas de rádio ou televisão, como o documentário: "The Wailers: catch a fire", que mostra os bastidores da gravação deste álbum em 1972.
rinta anos depois da morte do músico jamaicano, várias correntes musicais "apareceram a partir dos anos 1950, como o punk e o rock, que continuam existindo", explica a socióloga e pesquisadora da Universidade de Paris-Sorbonne, Anne Petiau.  



Canções de Bob Marley
Bob Marley – Greatest Hits
Bob Marley – Live at the Roxy (2003)
Bob Marley – One Love (2001)
Bob Marley – Talkin’ Blues (1991)
Bob Marley – Legend (1984)
Bob Marley – Confrontation (1983)
Bob Marley – Uprising (1980)
Bob Marley – Survival (1979)
Bob Marley – Babylon by Bus (1978)
Bob Marley – Kaya (1978)
Bob Marley – Exodus (1977)
Bob Marley – Rastaman Vibration (1976)
Bob Marley – Live! (1975)
Bob Marley – Rasta Revolution (1974)
Bob Marley – Burnin’ (1973)
Bob Marley – Catch a Fire (1973)
Bob Marley – The Best of The Wailers (1971)
Bob Marley – Soul Revolution (1971)
Bob Marley – Soul Rebels (1970)
Bob Marley – The Wailing Wailers (1965)  


Mesmo após tanto tempo o reggae continua a ser sinónimo de Bob Marley.







Nenhum comentário:

Postar um comentário